A minha foto
Nome:
Localização: Santo Tirso, Norte, Portugal

sábado, novembro 01, 2008

Quem é vivo sempre aparece...





Quem se lembra deste personagem, acerca do qual deixei um post em 29Ago2006, intitulado: «Sou um "merdas*" e tenho muito orgulho!»?



Pois bem, parece que o Corsário (tal como se intitulava António Silva Vieira, pseudo-armador de Aveiro) voltou a ser notícia assim que atracou o seu novo(?) barco no porto de Aveiro. Segundo dados do Expresso (01Nov2008), a embarcação está desde Novembro de 2006 na lista B (navios com envolvimento já confirmado em actividades de pesca ilegal) da Comissão de Pescas do Atlântico Norte (NEAFC). Posto isto, os activistas do Greenpeace decidiram fazer das suas, bem ao seu estilo, bloqueando a embarcação.



A inclusão do barco nesta lista garantiria que este ficasse impedido de atracar ou zarpar em portos de países europeus. Acontece que o barco que constava na lista negra chamava-se "Kabou", era verde, e tinha o número de identificação '6614700' (International Maritime Organization - IMO ship identification number scheme) e navegava sob o pavilhão da Guiné-Conacri.



Como tirar a embarcação da lista? Tão simples quanto isto: muda-se o nome para 'Red', muda-se a cor para vermelho, vende-se o navio a uma empresa com sede no Panamá (curiosamente uma empresa do grupo Silva Vieira!!) e altera-se o número de identificação para '6706084'. Temos de admitir que é bastante engenhoso, apesar do 'Red' já constar, desde 8 de Outubro, na lista A da NEAFC (que identifica navios suspeitos da prática de pesca ilegal, não declarada e não regulamentada).

Venha daí esse rum!